Discursivas Clipping!

Não sabe como começar a estudar para a 2ª e a 3ª fase do CACD? Vem com a gente que te conduzimos!

Arthur avatar
Escrito por Arthur
Atualizado há mais de uma semana

O assinante do Clipping (tanto o plano basic quando o plano Plus) conta com um ambiente dedicado ao estudo das provas discursivas do CACD.

Você terá todas as provas da última década (2010 a 2022) compiladas por tema e ciclo de estudos, além das melhores respostas dos Guias de Estudos e dos padrões exigidos pela banca. Tudo isso em um só lugar!

Você também poderá contar com uma ferramenta de correção automática por Machine Learning, significa que quanto mais respostas forem submetidas, mais preciso será o resultado. Podendo ter um feedback em tempo real da sua resposta. Por enquanto, estarão disponíveis para correção automática as provas realizadas em 2019 e 2021.

Para as provas dos outros anos, você poderá desfrutar de um compilado das melhores respostas e padrões de respostas.

🎖️ O que isso significa para sua preparação?

Todo CACDista sabe que se dar bem na Terceira Fase é essencial para a aprovação.

Na realidade, a nota final no concurso é dada pela soma das notas obtidas nas provas da Segunda e Terceira Fases, totalizando 800 pontos. E desses 800 pontos, 500 (62,5%) estão distribuídos nas provas discursivas de História do Brasil, Economia, Direito, Política Internacional e Geografia.

Ou seja, essas provas tem um peso brutal no resultado final.

Pensando nisso, desenvolvemos essa área pensando em ajudar o CACDista a otimizar seu tempo e a treinar para essa etapa que é tão essencial para a aprovação.

E porquê ter essa área te ajuda a otimizar o tempo?

Ter tudo compilado reduz o tempo perdido buscando as questões discursivas, separando essas questões por tema, pegando os exemplos das melhores respostas nos guias de estudos, entre outras atividades que tiram o foco do que é mais importante, que é estudar e praticar as questões.

Quem já parou para fazer questões discursivas sabe que existem diversos desafios nessa etapa, como a extensão das provas; a articulação das informações em argumentos coesos e coerentes; a identificação dos pontos principais a serem abordados…

(Fora a questão da memorização, que são outros quinhentos…)

Então, treinar as questões discursivas é essencial para a aprovação, pois permite ao candidato desenvolver:

  • familiaridade com a escrita;

  • capacidade de argumentação sobre diferentes temas;

  • ambientação à banca, ao tempo e à extensão das provas;

Mas não basta escrever! O candidato precisa aprender a identificar os principais pontos a serem abordados, quase como se fosse um vidente prevendo a resposta que a banca deseja obter. 🧙‍♀️🔮

Para aprender isso a comparação e a correção são ferramentas essenciais.

Isto é, obter a correção de uma questão ou comparar suas respostas com o padrão de resposta e com as melhores respostas dos candidatos aprovados auxilia o candidato a entender o que a banca espera em uma resposta.

Em suma, fazer discursivas auxilia o candidato a aprender a identificar os principais pontos, a articular as informações de forma mais clara e ordenada, a ganhar familiaridade com a prova e método na resolução (o que economiza tempo).

Então, o que você está esperando?

Nada mais de deixar as provas discursivas em segundo plano.

✏️ Como funcionará a ferramenta de discursivas do Clipping CACD?

Todas as questões de Terceira Fase (Economia, Direito, Geografia, História do Brasil e Política Internacional) dos últimos dez anos foram classificadas por tema e inseridas no ciclo correspondente no Plano de Estudos.

Ao acessar a página da questão discursiva, você encontrará as seguintes seções:

✍ Enunciado & Correção Automática

📄 Padrão de Resposta

🥇 Melhores Respostas

📍 Exemplo 1

📍 Exemplo 2

📚 Referências

👥Discussões

Você pode utilizar essas ferramentas da maneira que se adequar melhor no seu nível de preparação.

Nas questões que não contam com a correção automática, sugerimos que você analise a questão, e escreva a resposta ou elenque os principais pontos de sua resposta na própria folha de respostas discursivas. Depois compare com o padrão de resposta e com todos os exemplos de melhores respostas, identificando os argumentos em comum e os erros cometidos.

Para as questões com correção automática, caso você já esteja seguro(a) no tema, e acredite que está pronto(a) para resolver a questão, digite-a na seção de Correção Automática, analise o resultado, compare com o Padrão de Resposta e com todos os exemplos de Melhores Respostas.

A grade de correção é baseada nos quesitos disponibilizados pela banca e nas melhores respostas dos aprovados.

Utilize a seção de Discussões para comentar o que você achou da questão e debater com outros CACDistas.

Gostou? Está esperando o quê para entrar no maior portal de estudos para o CACD?

Respondeu à sua pergunta?