Todas as coleções
Cursos
[FAQ] Perguntas Frequentes: Curso Extensivo CACD 2024 do Clipping
[FAQ] Perguntas Frequentes: Curso Extensivo CACD 2024 do Clipping

Dúvidas que podem aparecer entre os alunos e futuros alunos do curso Extensivo 2024 da Clipping CACD

Bianca Silva Moraes avatar
Escrito por Bianca Silva Moraes
Atualizado há mais de uma semana

👉 Sobre o curso

Qual o objetivo do curso?

O Curso Extensivo para o CACD 2024 do Clipping tem como objetivo apresentar todo o conteúdo do Edital aos candidatos, incluindo idiomas (Inglês, Português, Francês e Espanhol) por meio de videoaulas e indicações de leituras de materiais complementares.

Para quem o curso é indicado?

  • Candidatos iniciantes que ainda não concluíram o estudo de todo o Edital;

  • Candidatos intermediários ou avançados que precisam reforçar e atualizar a base de conhecimentos exigida no Edital.

Quando começam as aulas?

O início das aulas está previsto para o dia 7 de novembro de 2023.

Até quando terei acesso?

O acesso às gravações ficará garantido a todos, independente do formato de aquisição, por um período de 12 meses, contando a partir da data da compra.

Qual a ementa?

Para baixar a ementa completa, clique aqui.

👉 Informações sobre as matérias

Os cursos terão materiais?

Sim, quase todos os cursos serão complementados por sugestões de leituras e slides resumindo os principais pontos das aulas. Os únicos cursos sem slides, mas que possuem bibliografia programática é o curso de História do Brasil e História Mundial, ambos ministrados pelo professor João Daniel, por questões metodológicas.

O maior banco com questões comentadas para o CACD (+ de 8.000 questões comentadas) também estará à disposição dos alunos na plataforma, com, claro, acesso às discursivas, ao Clipping GPT, ao Clipping Cast e todos os conteúdos da plataforma.

Qual o número de aulas?

Serão, em regra, 3 módulos, no total 24 aulas por matéria.

As exceções são: História do Brasil (a disciplina possui um módulo adicional, totalizando 4 módulos) e Direito Interno (a disciplina possui um módulo a menos, totalizando 2 módulos, que cobrem, ainda assim, todos os temas do edital). A diferença de carga horária se justifica pela extensão dos temas no edital.

Terão todas as matérias?

Sim. Todas as matérias serão disponibilizadas no curso Extensivo, inclusive as línguas estrangeiras, Direito Interno e Direito Internacional Público.

👉 Quem são os professores?

O curso é ministrado pelo corpo docente líder em aprovação:

História do Brasil e História Mundial: Prof. João Daniel

Professor João Daniel é professor de História e há cerca de 20 anos prepara candidatos para o CACD. Vários professores que hoje atuam como especialistas na preparação para a diplomacia foram seus alunos.

Geografia: Prof. João Felipe

O professor João Felipe Ribeiro é formado em geografia pela UERJ e atua como professor da disciplina, nos mais variados níveis, desde 1991. Leciona de forma ininterrupta na preparação para o CACD desde 2004.

Língua Portuguesa: Prof. Guilherme Aguiar

O professor Guilherme Aguiar tem vasta experiência. Desde 1988, ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em escolas e cursos preparatórios da rede particular de ensino do Distrito Federal. Nos últimos vinte anos, tem-se dedicado à preparação de candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira Diplomática – CACD.

Língua Inglesa: Prof. Shaun Dowling

Professor Shaun Dowling é especializado no CACD há mais 12 anos, foi professor titular do Instituto Rio Branco onde lecionou por 10 anos para Diplomatas e atua como consultor especializado em inglês para órgãos governamentais, como o STF, MPF, CGU, MOJ e organizações como, OAB, IDP e outros.

Língua Espanhola: Prof. Alejandra Bermúdez

A professora Alejandra Bermúdez é especialista na preparação para o CACD há mais de 17 anos. É Mestre em Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Español pela Universidad de Jaén (España) e Mestre em Linguística Aplicada pela Unisinos (Brasil). É Professora do Instituto Cervantes de Porto Alegre a mais de 14 anos e Membro da Banca Examinadora D.E.L.E (Diploma Internacional de Español como Lengua Extranjera) - título oficial outorgado pelo governo da Espanha. É palestrante da Consejería de España no Brasil.

Língua Francesa: Prof. Gilda Gama

Gilda Gama é professora de francês há 18 anos e tem 14 anos de experiência na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Participou da aprovação de diversos diplomatas brasileiros, seus alunos sempre figurando entre os que obtiveram as maiores notas na prova de francês. Foi tradutora da jurisprudência da Corte Internacional de Justiça e é especialista em Direito Internacional.

Política Internacional: Prof. Tanguy Baghdadi

Professor Tanguy Baghdadi é professor especializado no CACD desde 2007. Também atua como professor do MBA do Ibmec, comentarista de política internacional da Globonews e co-fundador do Petit Journal.

Economia: Prof. Daniel Sousa

O professor Daniel Sousa possui mestrado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialização em Innovation in Business Learning pela Boston College e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona na pós-graduação do Ibmec (GLOBAL, MBA e In Company) em disciplinas de Teoria Econômica e correlatas e trabalha há 15 anos na preparação de alunos para o concurso do Itamaraty. Também atua como comentarista de economia do programa Estúdio i da Globo News.

Direito Constitucional: Prof. Guilherme Paião

O professor Guilherme Paião serve como Procurador do Estado do Rio de Janeiro, tendo anteriormente servido como diplomata, entre 2009 e 2014, após aprovação em 2o lugar no CACD 2008.

Direito Internacional Público: Prof. Patrick Luna

O professor Patrick Luna é diplomata de carreira e professor de direito internacional público. Ingressou no Itamaraty em 2009. Bacharel em Direito pela USP (2008), continuou especializando-se em direito internacional ao longo de sua carreira diplomática, participando de cursos na Academia de Direito Internacional, na Haia (2011 e 2017) e na Comissão de Direito Internacional, em Genebra (2018).

O Professor Patrick Luna ensina direito internacional na preparação para o CACD desde 2010, tendo adquirido ampla experiência com o concurso e contribuído para a aprovação de dezenas de candidatos, hoje colegas no Itamaraty.

Como funciona o curso?

  • As aulas serão divididas entre: aulas ao vivo, que ficarão disponíveis após a transmissão, e aulas gravadas pelos professores.

  • Acesso ao Chat (ferramenta de troca entre alunos e professores)

  • Indicações bibliográficas indicadas pelos professores. As indicações são disponibilizadas de acordo com a aula.

  • Carga horária de 430 horas-aula

👉 Perguntas frequentes dos alunos:

Não consigo ver as aulas ao vivo, como posso assistir?

As aulas são pensadas para todos, sendo assim disponibilizamos as aulas em até 24 horas depois de gravadas na plataforma. E as aulas de História do Brasil e História Mundial já ficaram todas disponíveis.

Por quanto tempo terei acesso a estas aulas?

O período de acesso deste curso, é de um ano após a data da compra ou início das aulas ao vivo.

Para os alunos que efetuaram a compra antes do início das aulas (06/11), o prazo estabelecido é de 12 meses a partir do início das aulas.

Para os alunos que efetuaram a compra após o início das aulas, o prazo é de 12 meses a partir da data da compra.

Extensões de acesso não são permitidas. Consulte o nosso suporte para mais informações.

Onde posso tirar as dúvidas das aulas?

Durante as aulas ao vivo vocês podem conversar com os professores e após as aulas também possuem o Chat, nossa ferramenta de diálogo entre alunos e professores.

Como saber qual o calendários das aulas?

Neste Link disponibilizamos o calendário do Extensivo CACD 2024 com todas as aulas: Click aqui

Os cursos de idiomas estrangeiros são ministrados em português?

Os professores de Língua Inglesa, Francesa e Espanhola são fluentes em português, mas as aulas misturam os dois idiomas.

Preciso ser assinante para ter acesso?

Não! Conseguimos liberar o acesso ao curso mesmo se você não assinar a plataforma, porém, atenção! Quem assina a plataforma possui um desconto enorme!. Ao assinar você terá acesso a todos os benefícios da plataforma, como área de atualidades, edital esquematizado, mais de 8.000 questões comentadas, simulados de atualidades inéditos e muito mais.

Como estudar o conteúdo de cada matéria?

Além dos posts sobre estudos no CACD do nosso blog também fizemos no Youtube uma série de lives chamadas Diplomacia 101 com uma live com cada um dos professores explicando como alcançar seu objetivo da aprovação.

👉 Sobre pagamento e assinatura:

Quais as modalidades?

Você pode optar por adquirir o curso de 3 formas:

➡ Disciplinas: Adquirir todos os módulos completos das disciplinas disponíveis.

➡ Pacote completo: Adquirir todas as aulas disponíveis em todas as disciplinas. Você terá acesso a todo o curso Extensivo, com um desconto substancial e possibilidade de parcelar em até 12 vezes no cartão.

Há também a possibilidade de solicitar uma bolsa:

➡ Beneficiários do Programa de Ação Afirmativa (PAA) do Itamaraty têm direito a um desconto de 70% no Pacote completo do curso, limitado a 20 vagas.

Para saber mais sobre os valores, é só clicar aqui

Não tem acesso a plataforma?

Tudo bem, há a opção de comprar o curso sem ter o desconto para assinantes, desta forma você pagará o valor completo. Basta clicar aqui.

Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos via cartão de crédito, à vista ou de forma parcelada, e no boleto bancário à vista.

Comprou por fora da plataforma? Comprou pelo Kderno?

Tudo bem, você comprou sem o desconto para assinantes. Fazemos a liberação de acesso todos os dias úteis, então não se preocupe, vamos liberar seu curso o mais rápido possível.

Posso cancelar?

Você possui 7 dias após a compra para cancelar, sem multa. Todos os detalhes sobre o cancelamento estão descritos nos termos de uso da plataforma, na página de compra do curso Extensivo.

Para efetuar seu cancelamento é bem simples! Você envia seu pedido pra gente através do [email protected] informando seu e-mail de cadastro, nome completo, CPF, qual produto quer cancelar e o motivo. Depois é só aguardar pela nossa confirmação, ok?

👉 Links úteis

O curso tem vagas limitadas, para garantir a sua, com até 31% de desconto é só clicar no botão abaixo:

Para se tornar um assinante do Clipping e ter acesso a vários benefícios, clique aqui.

Respondeu à sua pergunta?