Como fazer um fichamento?

Orientações sobre como fazer fichamentos de forma eficiente

Arthur avatar
Escrito por Arthur
Atualizado há mais de uma semana

Resumir os principais pontos das leituras em fichamentos é fundamental. Os fichamentos são poderosos recursos de revisão que poupam muito tempo do candidato. Fazer fichamentos enquanto se estuda uma matéria pode parecer demorado e uma "perda de tempo".  No entanto, à medida que o volume de conhecimento que você tiver for crescendo, é praticamente impossível navegar por esse conhecimento sem fichamentos, o que trará atrasos e tornará sua rotina de revisão muito difícil. 

Como fazer fichamentos?

Não há uma forma única para fazer fichamentos. No entanto há algumas "best practices" que podem te ajudar na elaboração desse material.

1. Organize o material por disciplinas

Nada de usar um caderno para várias matérias. Use um caderno para cada matéria ou adote fichários ou folhas soltas. É interessantes optar por fichários ou folhas soltas pois assim se torna possível, progressivamente, "engordar seus fichamentos" com novas anotações, intercalando novas folhas. 

2 Leia e grife primeiro, volte ao texto e fiche depois

Um dos métodos mais usados, é o de grifar as ideias e trechos principais do texto e, após, voltar ao texto pegando essas ideias e trechos e transformando essa informação em fichamentos. Não tenha medo de grifar e anotar nos seus pdfs e livros. Essa primeira triagem via grifos e marcações não precisa ser bonita e caprichada, mas deve te dar uma visão geral sobre o que você vai fichar logo em seguida.

3. Seus fichamentos devem ser "completos", mas não "complexos".

Seja abrangente e fiche os argumentos mais importantes do texto, mas simplifique as ideias contidas no texto usando 

  • bullet-points;

  • parágrafos curtos;

  • palavras-chave;

Nada de transcrever longos trechos. Ao simplificar ideia complexas em bullet-points, parágrafos curtos e palavras-chave, você estará interiorizando e memorizando o conteúdo e, paralelamente, te dando subsídios para uma revisão. O trabalho do candidato ao fazer um fichamento deve ser o de resumir e parafrasear ideias. 

4. Capriche na organização

Organização gera motivação.  É mais fácil manter a disciplina de fazer fichamentos, mantendo um padrão de organização e capricho razoável. Você não precisa ser um Caravaggio, mas se esforce para fazer algo que ganharia estrelinhas com sua professora da terceira série. Forma e conteúdo andam de mãos dadas!

E aí, esse post ajudou você? Deixe sua avaliação para que possamos melhorá-lo. 🧡


Respondeu à sua pergunta?