Todas as coleções
Dicas de estudo e da plataforma
ABIN
Como estudar línguas estrangeiras para a ABIN?
Como estudar línguas estrangeiras para a ABIN?

Veja como iniciar os estudos de Inglês e de Espanhol para o concurso da ABIN, independentemente do seu nível.

Arthur avatar
Escrito por Arthur
Atualizado há mais de uma semana

O Edital cobra Inglês, Espanhol, etc e você não tem o conhecimento suficiente na língua exigida. Além disso, não tem tempo para um curso de línguas estrangeiras. E agora, o que fazer? Neste artigo vamos explicar como planejar uma preparação em línguas estrangeiras para a ABIN.

[ATENÇÃO]: Estas dicas podem ser replicadas em qualquer concurso, com exceção do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que exige uma preparação mais aprofundada em línguas.

Vai cair Inglês ou Espanhol no concurso da ABIN?

No último concurso da ABIN, na prova de Línguas, o candidato podia escolher entre Inglês OU Espanhol. Embora ainda estejamos aguardando o Edital da ABIN, podemos dizer que é  altamente provável que esse modelo irá se repetir no concurso da ABIN de 2017.  

Por essa razão,  apesar de todos os assinantes do Clipping terem acesso ao cronograma de Inglês e Espanhol,  sugerimos que o candidato escolha uma dessas línguas para focar.  

Como são as questões de Línguas Estrangeiras?

Não dá para fugir do estudo de Inglês ou Espanhol para o concurso da ABIN. Mas é perfeitamente possível se preparar de forma pragmática para a prova de línguas da ABIN, mesmo sem ter um nível avançado em Inglês ou Espanhol.

As provas de línguas para ABIN, ou para os concursos públicos em geral, demandam um conhecimento instrumental da língua, que pode perfeitamente ser adquirido no curto ou médio prazo. Geralmente, as questões de línguas em concursos são  previsíveis e, em 80% dos casos, cobram:

  • sentido de certos trechos do texto:  a expressão X dá ao trecho Y um sentido de causalidade (ver questão 132 abaixo) 

  • sinônimos: "essa palavra X pode substituir a palavra Y no contexto" (ver questão 131 abaixo)

  • interpretação de ideias gerais do texto (ver questão 134 abaixo)


Não estamos falando que você não deva se preocupar com o estudo de Línguas Estrangeiras para a prova. O que estamos dizendo é que essas matérias não devem ser vistas como um bicho de 7 cabeças.

É possível se preparar estrategicamente, mesmo sem ter um bom nível de Inglês ou Espanhol.

Como se preparar para a prova de Línguas Estrangeiras?

Para o concurso da ABIN, o Clipping tem suporte para as seguintes Línguas Estrangeiras:

  • Inglês

  • Espanhol

Mas é preciso que você não tenha falsas expectativas com relação a nossa preparação para Línguas Estrangeiras. O estudo de Línguas Estrangeiras pelo Clipping é bastante pragmático, e vai te ajudar a passar na prova, mas não vai te dar fluência na língua.

É preciso ter em mente que a ideia do nosso cronograma é te ajudar a tirar uma alta pontuação na prova de Inglês ou Espanhol. Não mais do que isso...

 A preparação para Línguas Estrangeiras do Clipping é feita em 2 frentes:

1. Cronograma de Inglês e Espanhol

Aconselhamos o candidato a seguir à risca o cronograma indicado que fica na aba ABIN > BIBLIOGRAFIA > INGLÊS (ou ESPANHOL).

O cronograma de línguas inclui:

      Indicações bibliográficas;
      Vídeos curtos de temas específicos;
      Técnicas de incremento vocabular.

Este estudo do cronograma de línguas deve ser feito paralelamente à leitura dos textos diários selecionados para você na seção de línguas estrangeiras do clipping diário.

2. Leitura diária da seção de Línguas Estrangeiras do Clipping

Na aba ABIN > CLIPPINGS, você encontra os clippings da ABIN, e, ao final de cada clipping, você encontra uma leitura de um texto selecionado de Inglês e de Espanhol

A seleção desses textos que fazemos para você é bastante criteriosa e feita como base nas fontes e no estilo de texto que o CESPE costuma cobrar nas provas. Buscamos focar no tipo de texto que você encontrará no dia da prova. 

No entanto, a leitura da parte de línguas estrangeiras do clipping, feita sem método, não te dará uma preparação sólida para a prova. A leitura, para ser proveitosa, precisa ser focada na formação de um glossário de palavras desconhecidas. 

É preciso que você tenha a paciência de buscar o significado de algumas expressões e palavras no dicionário. 

Ah, tenho que ver o significado de todas as palavras no dicionário?

Não. À medida que você lê mais e mais textos de línguas estrangeiras, na parte de línguas estrangeiras do clipping, você perceberá que algumas palavras e expressões chaves serão mais recorrentes. Essas são as que merecem a sua atenção.

Outras coisas...

Se você está considerando iniciar seus estudos para a ABIN, veja aqui mais textos sobre  como começar a estudar para a ABIN.

Se pensa que este artigo que eu escrevi te ajudou a entender mais sobre como é a prova de línguas da ABIN, deixe uma classificação abaixo. Assim posso continuar melhorando o texto. 

E aí, esse post ajudou você? Deixe sua avaliação para que possamos melhorá-lo. 🧡


Respondeu à sua pergunta?