Muitos sonham com a carreira diplomática. Não é à toa, certo? Viver fora do país, aprender outras línguas, conhecer novas culturas e um salário invejável. Contudo, caímos em um questionamento:
"Será que a carreira diplomática é, de fato, para mim?"
Por isso, vamos abordar nesse artigo, de forma clara e simples, o que faz um diplomata e quais são suas obrigações. Vamos lá?
O que faz um diplomata?
Sendo bem direto, o diplomata promove os interesses brasileiros juntos à comunidade internacional, exercendo basicamente, 3 funções:
- representante do Brasil na comunidade internacional;
- informa o governo sobre os temas de interesse do Brasil;
- negocia tratados e acordos de interesse dos brasileiros;
Já a rotina e as funções exercidas por cada diplomata varia do seu setor de atuação, e se será no Brasil ou no exterior.
O Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo que conduz a política externa do Brasil. Sua principal função é assessorar o Presidente nas decisões e relações com Estados internacionais, e é, também, a "casa" do diplomata.
É possível dividir o Itamaraty em duas frentes, que são:
- Secretaria de Estado das Relações Exteriores (SERE): conjunto de unidades do MRE no Brasil;
- Repartições no exterior: as Embaixadas e os Consulados.
Trabalho do diplomata no Brasil
Como vimos, o diplomata pode trabalhar dentro e fora do país, com várias áreas de atuação, como, por exemplo, o "DipLig" ou diplomata de ligação. Ele é responsável por acompanhar membros de delegações internacionais e garantir que sua visita ao país ocorra sem complicações.
Outras funções que costumam ocorrer rotineiramente são debates, negociações e bastante trabalho burocrático, como preenchimento de papéis e relatórios.
Trabalho do diplomata no exterior
Já no exterior, o trabalho do diplomata depende da repartição, também chamado de "posto", que ele está lotado. São essas:
- Embaixada: cuida das relações bilaterais do Brasil e o país que ela está inserida;
- Consulados: concede apoio aos residentes brasileiros no exterior;
- Missão ou Delegação: trabalhos juntos a ONU e OMC.
Como ocorre dentro do território nacional, as funções para diplomatas no exterior também são diversas, indo de negociações de acordos internacionais, emissão de passaportes, realização de casamentos e muito mais.
Ficou ainda mais curioso a respeito da diplomacia? Dá uma olhada nesse artigo sobre as perguntas mais comuns sobre a carreira diplomática.