Esse é um artigo para ajudar candidatos a estudarem com eficiência para provas e questões que cobram atualidades. Abaixo você verá qual é a melhor forma de usar o Clipping sem perder tempo.

Dividimos o artigo abaixo em tópicos para facilitar a leitura.

1. Os problemas de estudar atualidades para concursos

Muitas vezes, os candidatos para concursos que cobram atualidades em seus editais ficam  perdidos e acabam não dando atenção necessária à parte de atualidades. 

Em alguns casos, o candidato simplesmente deixa de lado o estudo por ser "muito abstrato"; em outros, não têm acesso aos melhores portais de notícias; e, às vezes, não sabem o que é realmente relevante para a prova.

O Clipping consegue solucionar essas três grandes dificuldades, reunindo as principais notícias, sobre os temas mais relevantes veiculados pelos maiores jornais e semanários do Brasil e do mundo.

2. Estratégia para minimizar a perda de tempo

A melhor estratégia para reduzir o desperdício de tempo é criar o hábito de ler os clippings todos os dias. Vale a pena ter um planner que te ajude na criação deste hábito.

A recorrência de notícias que abordam o mesmo macrotema é um fato. Por isso, não há a necessidade de voltar semanas ou meses para conferir as notícias anteriores.

Eventualmente, os temas mais importantes (e que cairão na prova) serão retomados em notícias no presente.

O foco deve ser dado aos clippings que estão por vir...

3. Salvar para ler depois

Se, por algum motivo, você não teve tempo ou disposição para ler o clipping do dia, salve as notícias mais importantes para "ler depois", com mais calma e foco.

Não precisa ser todas (para não acumular com o clipping do dia seguinte), mas as mais relevantes.

Ahh Clipping, mas como vou saber quais são as mais importantes do dia?

Certamente, você verá que as notícias mais importantes são as que apresentam um fato realmente novo, ou alguma mudança de direção de um ator importante. 

Por exemplo: "Os Estados Unidos decidiram sair do Acordo de Paris"!

Essa notícia é, sim, uma mudança de posicionamento que, provavelmente, pode ser explorada pela banca examinadora.

4. Fichamentos

É muito importante fazer fichamentos (concisos) das notícias que você lê no dia a dia.

Muitas delas contém argumentos interessantes para utilizar nas questões discursivas e fatos fundamentais para compreender uma questão de certo ou errado.

Veja aqui como fazer um fichamento! 

5. Resumão da Semana em podcast

Outra ferramenta importante para aqueles que não têm tempo disponível para ler tudo o que aparece nos clippings é podcast com o Resumão da Semana. Nele, o candidato verá tudo o que foi mais relevante na última semana.

Você encontra o resumão sempre aos sábados transcrito.

Se você curte ouvir podcasts enquanto vai para o trabalho, caminha ou faz as atividades diárias, vale ficar de olho na versão em podcast do resumão.

Para isso, você terá um podcast sempre vinculado ao resumão, além de poder acompanhar facilmente pelo IGTV do Instagram ou pelo Soundcloud.

ATENÇÃO! Ler e ouvir somente o que está no Resumão da Semana deve ser um recurso para aqueles que realmente não têm tempo. Se você pode ler os clippings completos, por favor, LEIA!

6. Fixação por exercícios

Todos os especialistas em memorização recomendam os exercícios como a melhor ferramenta para se fixar conteúdo.

Não deixe de fazer, portanto, as questões semanais (FOCADAS EM ATUALIDADES) que o Clipping oferece. Para encontrar é bem simples, basta estar logado no CACD e clicar em "Simulados".

São 10 itens, ao melhor estilo CESPE (Certo ou Errado), que simulam questões de atualidades dialogando com aquilo que ocorreu na semana anterior. 

Por ser uma simulação "cespeana", nossa equipe valora as questões da seguinte maneira: 

questão acertada = (+ 1 ponto)

questão errada = (- 1 ponto)

questão em branco = (+ 0 ponto)

Trata-se do famoso "uma errada anula uma certa" (metodologia adotada pelo CESPE nos concursos mais importantes do Brasil, inclusive no CACD).

Gostou das dicas para estudar atualidades? 

Encontrou sua resposta?