Todas as coleções
Dicas de estudo e da plataforma
CACD
Dicas e orientações sobre como aproveitar com eficiência o Plano de Estudos disponibilizado no Clipping CACD
Dicas e orientações sobre como aproveitar com eficiência o Plano de Estudos disponibilizado no Clipping CACD

Dicas e orientações sobre como aproveitar com eficiência a Bibliografia disponibilizada no Clipping CACD

Arthur avatar
Escrito por Arthur
Atualizado há mais de uma semana

Você quer começar a se preparar para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática mas não sabe por onde começar? As ferramentas mais indicadas para resolver esse problema do candidato iniciante são os cronogramas com a bibliografia que você encontra na aba Plano de Estudos.  

O funcionamento é simples: para cada tema, há uma bibliografia indicada que cobre um ou mais pontos do Edital. Leia abaixo algumas dicas para aproveitar melhor essa ferramenta.

Por quais disciplinas começar?

Você não deve estudar todas as matérias de uma só vez. O Clipping aconselha que o candidato selecione no máximo 3 ou 4 disciplinas. Apenas após esgotar as leituras básicas dessas disciplinas você deve partir para as restantes.

Quais são as disciplinas mais aconselhadas para começar?

Não há uma ordem certa para estudar o cronograma, mas é altamente aconselhável que antes de você partir para qualquer outra disciplina você tenha completado as leituras de:

a. História Mundial;
b. História do Brasil;

Sem uma boa base tanto em História Mundial e em História do Brasil fica mais difícil compreender certos tópicos que aparecerão em Economia, Política Internacional e Geografia; sobretudo se você não tiver um background em Humanas. 

Portanto, independentemente das disciplinas que for escolher para começar, tenha certeza de que você está começando pela base do concurso, que é História do Brasil e História Mundial.

E aí, esse post ajudou você? Deixe sua avaliação para que possamos melhorá-lo. 🧡


Respondeu à sua pergunta?