Olá! Já falamos por aqui que o diplomata possui um salário invejável, não é mesmo? Então vamos entender quais são os cargos, como ocorre a ascensão e claro, seus respectivos salários. Bora lá?

Caminhada da carreira diplomática

Após a aprovação no CACD, o diplomata ingressa na carreira no cargo de Terceiro Secretário. A primeira promoção, para Segundo Secretário, é a única que ocorre de forma automática, por tempo de serviço. Já as demais, ocorrem por mérito e avaliação de desempenho, que ocorrem a cada seis meses pelo Instituto Rio Branco.

Após o cargo de segundo secretário, o diplomata ainda pode ocupar os seguintes cargos nesta sequência: Primeiro Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de 1ª Classe, também chamado de Embaixador.

É importante lembrar que, como em todas carreiras públicas, o diplomata também tem sua atuação regida por lei, e as promoções ocorrem de acordo com as regras das Seções V e VI da Lei 11.440/2006. Vale a pena dar uma olhada nela, basta clicar aqui.

Cargos e salários

Agora que já entendemos a caminhada da carreira diplomática e como ascender dentro dela, vamos ver as atribuições de cada cargo:

👉 Terceiro Secretário

Assim que tomam posse do cargo, eles são matriculados no curso de Formação do Instituto Rio Branco (IRBR), com objetivo de capacitar e avaliar as aptidões dos aprovados no concurso. Depois dos dois ou três primeiros semestres, eles cumprem estágio profissionalizante na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, junto do último semestre do curso.

Salário: 19.199,06

👉 Segundo Secretário

Primeira ascensão na carreira, e única automática, por seguir o critério de tempo, de no mínimo 3 anos. Finalizado esse tempo, ocorre uma avaliação de desempenho especial, para aquisição de estabilidade.

Salário: 21.226,79

👉 Primeiro Secretário

Nesse cargo, o diplomata pode chefiar a assessoria que atende às consultas dos deputados e senadores e também, acompanhar tratados no Congresso.

Salário: 22.802,63

👉 Conselheiro

O Conselheiro é o cargo no qual pode ser chefe de uma divisão (Direitos Humanos, Nações Unidas, etc) ou posto do grupo D (entenda o que são postos aqui).

Salário: 24.500,44

👉 Ministro de Segunda Classe

Cargo no qual o diplomata pode chefiar um departamento (COLOCAR EXEMPLO)

Salário: 26.319,29

👉 Ministro de Primeira Classe

Também chamado de Embaixador, é o Chefe das Missões Diplomáticas junto a ONU, por exemplo. São eles os responsáveis pela representação do Brasil e dos interesses brasileiros junto à comunidade internacional. Uma curiosidade é que apenas o Presidente da República pode indicar os Embaixadores, mas a indicação precisa ser aprovada pela comissão de relações exteriores do Senado.

Salário: 27.368,67

Se interessou ainda mais em ser um diplomata? Se liga nesse artigo sobre as perguntas mais comuns sobre a carreira.

Encontrou sua resposta?