Com foco na produtividade, o Clipping buscou mais uma ferramenta para os assinantes: o mapa mental. Aqui você entenderá como utilizá-lo nos seus estudos e qual a importância de inseri-lo em sua rotina.

O que é?

O mapa mental possui a função de estimular o cérebro a compreender e focar nas ideias principais com mais facilidade. Ele será fundamental em sua preparação por fazer com que você utilize a sua capacidade mental ao máximo. Além de te proporcionar estudos mais produtivos e revisões mais direcionadas.

A técnica de utilização dos mapas mentais é simples, eficiente e capaz de estimular o cérebro para expandir a memória, organizar ideias, planejar melhor e lembrar de tudo o que estudou.

Como usar o mapa mental?

No Clipping você encontrará alguns mapas mentais prontos dentro do Plano de Estudos. Com isso, sempre que estiver estudando um tópico do edital e anotando informações sobre ele, será essencial que observe as ligações existentes entre os conteúdos, conceitos e até exemplos apontados.

Se você tem mais dificuldade em encontrar rapidamente todas essas informações, não tem problema. Por isso deixamos um mapa mental sempre à disposição nos conteúdos para te auxiliar na compreensão do assunto.

O mapa mental pode ser utilizado tanto para fixar melhor o conteúdo na hora dos estudos quanto para facilitar as suas revisões ao longo das semanas.

Como pode me ajudar nos estudos?

Quando você colocar as ideias centrais e depois ramificar em tópicos e subtópicos, você não precisará mais de blocos enormes de informações. 

Sendo assim, o mapa mental te fará entender melhor as suas ideias sem se perder e, com isso, facilitará e muito o momento de estudo e até de revisão desses conteúdos.

Vantagens dos mapas mentais:

  • Estudar melhor;
  • Se comunicar melhor;
  • Memorizar a longo prazo; 
  • Aumentar o seu foco;
  • Planejar melhor;
  • Ser mais criativo;
  • Agilizar as revisões.

Onde encontro?

Os mapas mentais estão disponibilizados dentro de cada uma das matérias, nos Ciclos de Estudos. Ao selecionar uma matéria, você verá o Mapa Mental nos Extras. Siga o passo a passo:

  1. Clique em Plano de Estudos
  2. Escolha o Ciclo desejado
  3. Selecione a matéria
  4. Você encontrará os mapas mentais na divisão “Extras”

Como fazer os meus próprios mapas mentais?

No Clipping você encontra mapas mentais prontos dentro do plano de estudos, mas você pode criar os seus também. 

O grande diferencial é que o mapa mental utiliza de palavras-chave e imagens-chave para associar informações gerando novas ideias a longo prazo. Como se pudéssemos enxergar de forma mais intuitiva e livre os conteúdos para estudar. Afinal, quem nunca se perdeu diante de tanta matéria, não é mesmo?

Para isso, basta usar a sua criatividade e separar as informações por estilo, cor, tamanho e até por formatos diferentes e atrativos. Vale lembrar que o foco é fazer com que a matéria seja compreendida facilmente.

Com isso, ao fazer o seu, será preciso mapear possibilidades e até organizar as informações por hierarquia (o que vem primeiro ou depois), isto é, organizar melhor o conteúdo, inserindo ideias centrais e a partir delas os seus tópicos e subtópicos. 

Pode ter certeza que, ao inserir os mapas mentais em sua rotina de estudos, você vai se livrar da ansiedade gerada diante de tantos conteúdos e estruturar melhor todas as informações importantes contidas nos textos.

Encontrou sua resposta?