Uma das primeiras coisas a se fazer antes de começar a estudar para um concurso (seja ele qual for) é reunir o material: livros, PDFs, etc. O Clipping disponibiliza todo esse material? Onde fica? Como funciona? Nesse post você vai ter as respostas para essas perguntas.

Onde fica a bibliografia indicada pelo Clipping?

Ah Clipping, quero fazer o concurso tal, mas não sei por onde começar!

Esse problema é comum a muitos candidatos. Nossa solução é um cronograma semanal e flexível, que traz indicações de textos e PDFs a serem estudados em cada etapa. Esse cronograma, você encontra na aba:

  • CACD > Bibliografia
  • Abin > Bibliografia
  • PF > Bibliografia
  • PRF > Plano de Estudos

Um dos maiores benefícios que oferecemos no Clipping é o plano de estudos semanal (CACD, Abin e PF) e o plano de estudos por Ciclos (PRF) com as indicações de bibliografia. 

Ele foi feito a partir de uma curadoria rigorosa do melhor material disponível para a preparação para concursos. 

O Clipping não é um cursinho preparatório. 

Justamente por isso, contamos com a isenção de recomendar o melhor material que existe entre os diversos cursinhos com independência. É comum que o cursinho X tenha o melhor material de Direito Constitucional, por exemplo. Ao passo que o cursinho Y tenha o melhor material de Língua Portuguesa. 

A vantagem do cronograma e da bibliografia do Clipping é reunir as melhores indicações de materiais para cada disciplina em um cronograma factível e eficiente.

Os textos do cronograma estão disponíveis para baixar em PDF ou eu tenho que comprar?

Trabalhamos com a diretriz de facilitar ao máximo o acesso à bibliografia indicada, recomendando conteúdos que, preferivelmente, são de domínio público e que, por isso, podemos disponibilizar. Os textos que disponibilizamos estão linkados e podem ser facilmente acessados com um clique dentro do próprio cronograma.

Em nossa curadoria, há textos que não podemos disponibilizar, pois são protegidos por direitos autorais. Nesses casos, o candidato tem 2 opções: 

  1. Adquirir a obra ou
  2. Tentar encontrar a obra em PDF na internet ou com amigos. Esta última alternativa cada um faz por sua conta e risco e não recomendamos pois pode significar violação de direitos autorais.

Estamos constantemente atualizando nossos cronogramas para privilegiar conteúdos livres e que possamos disponibilizar para vocês na plataforma. 

Acreditamos que, em breve, cerca de 90% do nosso conteúdo esteja livremente disponível para vocês na plataforma.

Mas, sendo realistas, não conseguiremos reunir 100% do material gratuitamente. Alguns textos muito bons terão que ser adquiridos ou buscados pelos próprios usuários.

What's next nos estudos?

Se seu foco é o CACD, vale a pena ver aqui sobre qual é a melhor forma de como começar os estudos para a Diplomacia com a bibliografia do Clipping, que disciplinas priorizar, etc.

Qualquer dúvida,  é só chamar no chat!

Encontrou sua resposta?