Ao assinar o Clipping, uma das primeiras coisas que o usuário procura na plataforma são os vídeos. Nesse artigo, você vai entender como o Clipping disponibiliza vídeos, onde encontrá-los na plataforma e como usar esses vídeos com eficiência nos seus estudos. 

O Clipping disponibiliza vídeos?

Sim. Mas de uma maneira estratégica...

A curadoria de vídeos que você encontra na plataforma do Clipping é bastante rigorosa no sentido de que só indica vídeos extremamente objetivos e que cobrem pontos específicos da matéria, para evitar perda de tempo. 

A opção por esse modelo de disponibilização de vídeos curtos é uma escolha estratégica nossa para imprimir mais produtividade à rotina de estudos dos nossos assinantes. 

Assistir vídeo não significa necessariamente estudar com eficiência.  

Um dos erros comuns em muitos candidatos é acumular centenas de horas de vídeo-aulas que não tem um sentido prático na preparação ou que nunca terão tempo de assistir. 

Por essa razão, você não encontrará no Clipping centenas de vídeo-aulas com horas e horas de duração. Nossa proposta não é inundar o candidato com materiais e vídeos, mas fornecer exatamente aquilo que o candidato precisa para cobrir com eficiência um ponto do Edital sem perda de tempo e de forma bem objetiva. 

Os vídeos que você encontra no Clipping 

  • Raramente ultrapassam a faixa de 15 minutos
  • São divididos em 3 tipos de acordo com o propósito na preparação
  • Encontram-se em 3 lugares diferentes da plataforma

Veja abaixo mais sobre os tipos de vídeo e como encontrá-los na plataforma

Onde encontrar os vídeos na plataforma?

Temos 3 tipos de vídeos que cumprem propósitos diferentes na preparação e por isso ficam em lugares diferentes da plataforma.  

1. Vídeos sobre pontos específicos do Edital

Esses vídeos visam cobrir temas mais cobrados pela banca e se localizam dentro da aba BIBLIOGRAFIA (que fica dentro da aba do respectivo concurso, CACD, ABIN, PF, etc) e dentro de cada semana do cronograma do concurso.

ATENÇÃO 1: Estamos em processo de carregar mais vídeos para todas as disciplinas nas próximas semanas. 

ATENÇÃO 2: Para o CACD, priorizamos os roteiros de estudo aos vídeos por se mostrarem mais eficientes.

2. Vídeos sobre temas de atualidades

Esses vídeos encontram-se no início dos Clippings para ajudar no estudo de certas questões de atualidades mais complexas. Às vezes, alguns temas não podem ser estudados unicamente a partir das notícias dos Clippings. Deve-se entender ou o contexto histórico em que o tema está inserido (o que também acaba sendo cobrado em prova) ou também alguns detalhes pouco repercutidos pela mídia (que também podem ser cobrados).

Por exemplo, para estudar atualidades, você pode ler os clippings e ter dificuldades para entender a crise nuclear da Coreia do Norte, pois não conhece bem as raízes dessa crise na região (o contexto em que a Coreia foi divida em 1945, entre zonas de ocupação dos EUA e da URSS, etc). Isso tudo, às vezes, te faz sentir um pouco perdido. Os vídeos curtos que saem nos clippings cumprem esse papel de ajudar a entender melhor a evolução da questão de atualidade até o momento de hoje ou de proporcionar mais detalhes sobre o estágio atual dessa questão de atualidade.

3. Vídeos especias de Prof. sobre temas específicos

Certas matérias não podem ser eficientemente estudadas por meios dos vídeos 1 e 2 listados acima. Nesse caso, temos no Clipping vídeos próprios em parceria com especialistas no concurso, como é o caso, por exemplo, do Prof. Cepik.

Esses professores preparam uma série de vídeos para dar suporte a um tema específico. Por exemplo, o Prof. Cepik é a maior autoridade em estudos no concurso da ABIN, e o CESPE se baseia em sua obra para cobrar temas em questões objetivas e, sobretudo, discursivas. Por essa razão, o Prof. Cepik fez uma série de 12 vídeos com os principais temas possíveis de serem cobrados nas questões discursivas da próxima prova da ABIN. 

Esses vídeos podem ser encontrados em:

  • Abin > Bibliografia > Discursivas Prof. CEPIK 1.0 e Prof. CEPIK 2.0

E os próximos passos?

Comece agora a usar os vídeos em sua preparação de forma mais estratégica, vai notar a diferença e como a sua produtividade vai aumentar.

Bons estudos!

Encontrou sua resposta?