Todas as coleções
Dicas de estudo e da plataforma
CACD
Como se manter atualizado em menos tempo
Como se manter atualizado em menos tempo

Estratégias para estudar atualidades sem desperdiçar tempo e garantir boa pontuação na prova

Arthur avatar
Escrito por Arthur
Atualizado há mais de uma semana

Esse é um artigo para ajudar candidatos a estudarem com eficiência para provas e questões que cobram atualidades. Abaixo você verá qual é a melhor forma de usar o Clipping sem perder tempo.

Dividimos o artigo abaixo em tópicos para facilitar a leitura.

1. Os problemas de estudar atualidades para concursos

Muitas vezes, os candidatos para concursos que cobram atualidades em seus editais ficam  perdidos e acabam não dando atenção necessária à parte de atualidades. 

Em alguns casos, o candidato simplesmente deixa de lado o estudo por ser "muito abstrato"; em outros, não têm acesso aos melhores portais de notícias; e, às vezes, não sabem o que é realmente relevante para a prova.

O Clipping consegue solucionar essas três grandes dificuldades, reunindo as principais notícias, sobre os temas mais relevantes veiculados pelos maiores jornais e semanários do Brasil e do mundo.

2. Estratégia para minimizar a perda de tempo

A melhor estratégia para reduzir o desperdício de tempo é criar o hábito de ler os clippings todos os dias. Vale a pena ter um planner que te ajude na criação deste hábito.

A recorrência de notícias que abordam o mesmo macrotema é um fato. Por isso, não há a necessidade de voltar semanas ou meses para conferir as notícias anteriores.

Eventualmente, os temas mais importantes (e que cairão na prova) serão retomados em notícias no presente.

O foco deve ser dado aos clippings que estão por vir...

3. Salvar para ler depois

Se, por algum motivo, você não teve tempo ou disposição para ler o clipping do dia, salve as notícias mais importantes para "ler depois", com mais calma e foco.

Não precisa ser todas (para não acumular com o clipping do dia seguinte), mas as mais relevantes.

Ahh Clipping, mas como vou saber quais são as mais importantes do dia?

Certamente, você verá que as notícias mais importantes são as que apresentam um fato realmente novo, ou alguma mudança de direção de um ator importante. 

Por exemplo: "Os Estados Unidos decidiram sair do Acordo de Paris"!

Essa notícia é, sim, uma mudança de posicionamento que, provavelmente, pode ser explorada pela banca examinadora.

4. Fichamentos

É muito importante fazer fichamentos (concisos) das notícias que você lê no dia a dia.

Muitas delas contém argumentos interessantes para utilizar nas questões discursivas e fatos fundamentais para compreender uma questão de certo ou errado.

Veja aqui como fazer um fichamento! 

5. Resumão da Semana em podcast

Outra ferramenta importante para aqueles que não têm tempo disponível para ler tudo o que aparece nos clippings é o Clipping Cast, o podcast do Clipping em que resumimos o que aconteceu de mais importante na semana.

Você pode acessá-lo por meio do Soundcloud e do Spotify.Para quem não abre mão de uma boa leitura, também temos o Resumão da Semana, que sempre é divulgados aos sábados. Basta estar logado no CACD e clicar em clippings, no menu lateral.

ATENÇÃO! Ler e ouvir somente o que está no Resumão deve ser um recurso para aqueles que realmente não têm tempo. Se você pode ler os clippings completos, diariamente, por favor, LEIA!

6. Fixação por exercícios

Todos os especialistas em memorização recomendam os exercícios como a melhor ferramenta para se fixar conteúdo.

Todos os especialistas em memorização recomendam os exercícios como a melhor ferramenta para se fixar conteúdo. Não deixe de fazer, portanto, as questões semanais (FOCADAS EM ATUALIDADES) que o Clipping oferece.

Para encontrar é bem simples, basta estar logado no CACD e clicar em "Simulados". São 10 itens, ao melhor estilo IADES (Certo ou Errado), que simulam questões de atualidades dialogando com aquilo que ocorreu na semana anterior.

Nossa equipe valora as questões da seguinte maneira:
Questão acertada = (+ 1 ponto)
Questão errada = (- 1 ponto)
Questão em branco = (+ 0 ponto)

E aí, esse post ajudou você? Deixe sua avaliação para que possamos melhorá-lo. 🧡


Respondeu à sua pergunta?